Apresentação

Natureza da Música é uma oficina itinerante destinada à formação de professores de musicalização infantil, crianças, brincantes e educadores que acreditam em um processo de construção de conhecimento musical integrado a espiritualidade, a educação ambiental e as culturas tradicionais dos povos da terra. Nesta oficina os participantes poderão vivenciar, refletir e aprender atividades de musicalização, fundamentadas no brincar, na filosofia da educação decolonial, no conhecimento dos povos indígenas e quilombolas assim como na observação e construção da sensibilidade direcionada aos sons e a natureza.

 

Utilizaremos neste encontro apenas canções ancestrais de tradições orais, instrumentos étnicos e biodegradáveis como Mbira, Shakuhachi, Flautas, apitos e ocarinas indígenas de barro e bambu, tambores e principalmente, fontes sonoras alternativas coletadas no chão da floresta como, sementes de arvores nativas, barro, terra, gravetos, pedrinhas do fundo rio e folhas.

Os participantes aprenderão também as formas responsáveis e regenerativas de manejo e coleta dos materiais que podem ser realizados com as crianças, enriquecendo a experiência e o contato com a floresta, e conhecerão as espécies de árvores nativas responsáveis pelas fontes sonoras utilizadas no curso, assim como seu o bioma e a biofonia (todo o som que é gerado por organismos vivos, não humanos, no habitat.) que as cerca.

 

A experiência proposta na oficina “A Natureza da Música” também contempla contação de histórias, mitos, sons, e os instrumentos como ferramentas educacionais dentro da cosmovisão dos povos tradicionais e como como tecnologia ancestral de comunicação e ligação com a espiritualidade e a própria natureza.

 

Atividades que abordam conteúdos específicos da educação musical como pulsação, ritmo, parâmetros do som, canto, sons do corpo, improvisação, performance,apreciação, movimento sonoro, exploração do som, e composição, grafismo sonoro, escrita musical, etç serão enriquecidas por brincadeiras, cantigas e mitos tradicionais de povos originários apresentados de forma lúdica para que a experiência musical, de troca e construção de saberes seja ainda mais mágica, contemplando todo um ecossistema de conhecimento que potencializa a reflexão sobre a educação ambiental, o racismo estrutural e a expansão da consciência. 

 

 

Sobre a Oficina

 

Esta é uma oficina que propõe o pensar e o vivenciar aspectos consistentes do processoda musicalização a partir do contato com a natureza, da consciência ambiental, do ecossistema de saberes ancestrais dos povos tradicionais e do brincar. Este trabalho é inovador dentro do ensino formal ao entender e propor a construção do saber musical fundamentado nas perspectivas plurais.

Este trabalho é inovador dentro do ensino formal ao entender e propor a construção do saber musical fundamentado nas perspectivas plurais, inclusivas, decoloniais e antirracistas, evidenciando e reverenciando instrumentos, músicos, pensadores indígenas, ribeirinhos, quilombolas, negros e a própria floresta que nos ensina a partir da vida pulsante.

Justificativa 

Pensar e repensar a educação musical, suas formas e objetivos, se torna urgente tendo em vista os grandes desafios que a humanidade enfrenta. Passamos por uma pandemia, por tragédias e crimes ambientais de proporções nunca antes vistas e ainda, a queda drástica nos investimentos em arte e educação.

 

Reestabelecer a potência criativa dos professores de música e crianças por meio da arte, garantindo a construção do conhecimento como prática libertadora e consciente, se torna ainda mais necessário para uma sociedade justa.

 

Portanto, a música como fio condutor da inclusão, da representatividade negra, indígena e da biodiversidade das florestas, amplia ainda mais os conteúdos abordados de uma oficina de musicalização comum. A Música como ferramenta de desenvolvimento do afeto, do corpo, da coordenação motora, do cérebro e da vida que sonhamos como um todo precisa ser ofertada aos profissionais da educação.

 

Justamente por este motivo o presente trabalho, oferece por meio de metodologia, conteúdos e materiais rigorosamente organizados, sustentação aos participantes, para que possam pensar e exercer o ensino musical ancorado na pluralidade como janela para o desenvolvimento musical e expansão do conhecimento como um todo.

Metodologia

A metodologia da presente oficina está ancorada na pratica, portanto as atividades e conhecimentos abordados serão vivenciados e enriquecidos com rodas de conversa, discussões e partilhas, aulas expositivas e estímulos sensoriais para que os participantes possam construir de forma consiste e, suas possibilidades de aplicabilidade em sala de aula ou nos espaços educacionais que atuam.

 

Para participar desta oficina, não é necessário ter qualquer conhecimento musical específico, pois como ela parte da prática e da experiência real, o vivenciar o processo de musicalização faz parte da metodologia deste trabalho.

 

Atividades lúdicas, voltadas para a investigação, para a descoberta, para a prática, o pensar e o brincar musicalmente dentro do ecossistema de saberes que envolvem a música, serão o fio condutor da metodologia de ensino desta oficina.

 

Nesta ocasião os participantes cantarão, tocarão instrumentos ancestrais e fontes sonoras alternativas da natureza como sementes, folhas, vagens e pedrinhas num rico despertar para a música e o contato com a floresta.

ENTRE EM CONTATO PARA INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA!

logo maycon lack.png

Oficina
A Natureza da Música