logo_ml_branca.png

 Curso de Iniciação a Siyótȟaŋka 
(Flauta Nativa Americana)

Curso de Iniciação a Šiyótȟaŋka (Flauta Nativa Americana)

O que é?

Uma experiência para quem deseja se aprofundar neste instrumento! Um trabalho para quem busca desenvolver habilidades e qualidades somente adquiridas com o estudo de técnicas específicas e indispensáveis, que possibilitam de forma plena, a expressão e utilização da flauta como ferramenta de cura e expansão.

Um encontro ancestral com o fazer musical, ancorado na cosmovisão dos povos da terra, na escuta ativa de si e da natureza!

Um curso de música muito além de uma experiência estética, mas sim uma profunda experiência artística e terapêutica que aglutina, técnica, espiritualidade, pesquisa, história e dedicação!

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO NO BOTÃO AO FINAL DA PÁGINA!

Que transformação esse curso promove?

Um contato único e profundo com a potência sonora ancestral da flauta! A construção de uma base técnica consistente que permitirá o participante ter ferramentas suficientes para tocar de forma plena, sendo capaz de utilizar a flauta para expressar sentimentos, idéias, conduzir meditações por meio do som, agregar música ao trabalho de terapeuta(sound heallig, arte terapeuta, utilizar a flauta como ferramenta de rezo e de comunicação com a espiritualidade e a natureza.

A construção de uma percepção própria de si, do mundo e da música, estruturados a partir da escuta e observação da natureza, e dos saberes dos povos da terra com

suas flautas e suas práticas musicais.

Tocar Šiyótȟaŋka (Flauta Nativa Americana)

O som que sai dos instrumentos tradicionais ou dos instrumentos de origem indígena, habitam um complexo território de memórias e comunicações. A flauta nativa americana, apesar de ter sido ocidentalizada, conserva a sonoridade particular dos instrumentos étnicos, que nos conecta a um encontro ancestral com o fazer musical e com a musicalidade presente em cada ser. Portanto torna-se indispensável, a técnica, a pesquisa e principalmente a sensibilidade e estado de presença para que de fato, honremos este encontro com a música. Nesse aspecto tocar a flauta nativa se torna cura, ferramenta de expansão e encantamento de vida, agregando no desenvolvimento físico, motor, cerebral, e também no desenvolvimento da espiritualidade e seus atravessamentos. É possível tocar flauta nos momentos de rezo, nas praticas de meditação, nos momentos de invocação aos espíritos e divindades, nos momentos de oração independente da sua fé, porém é preciso desenvolvimento técnico para que a flauta seja seu corpo estendido no mundo, capaz de comunicar e traduzir para a música informações capitadas no ar.

Ao todo 7 encontros:

 

4 super aulas

BONUS

 

+ 2 aulas extras

 

+ uma mentoria individual

 

+ acesso a gravação de todas as aulas por 2 meses

 

+ todos os exercícios de técnica disponibilizados em mais de 40 vídeos de suporte pra facilitar o estudo

 

+ grupo de estudos e tira dúvidas

+ vídeotablaturas de cantos ancestrais adaptados para a Šiyótȟaŋka especialmente preparados para o curso. 

QUANDO?

O curso acontecerá sempre as segundas das 20hs as 22:15. 

INVESTIMENTO:

697, 00 reais 

O pagamento pode ser feito via pix ou parcelamento no cartão.

 

PARA  INFORMAÇÕES SOBRE A PRÓXIMA TURMA, ENTRE EM CONTATO NO BOTÃO AO FINAL DO TEXTO!

OBSERVAÇÕES

- A duração de cada encontro é de 2(duas) horas e 15 minutos podendo se estender um pouco a depender da disponibilidade e necessidade dos participantes e teremos um pequeno intervalo a cada hora.

 

- As mentorias individuais(bonus) terão duração de 50 minutos e deverão ser marcadas diretamente com o professor em até um mês após o término da mentoria!

- bolsas disponíveis para Indígenas e Quilombolas (favor entrar em contato)

CRONOGRAMA PREVISTO

Master Class gratuita

data a definir

Para participar entre em contato.

Encontro I 

-Rezo Inicial – Benção dos Ancestrais e a Escuta como Oração

 

- Povos originários das planícies – Berço da Šiyótȟaŋka

 

- Exercício de escuta, sonoridade, escala, equilíbrio dos dedos, articulação (como conseguir qualidade na primeira nota, notas longas ligadas de duas em duas, sequência de 3 notas ligadas e articuladas em movimento ascendente e descendente, articulação T, equilíbrio dos dedos)

 

- Canto ancestral adaptado para Šiyótȟaŋka

Encontro II

- Rezo Inicial – O Ar como Alimento e Conexão com o Corpo Coletivo.

 

- A Šiyótȟaŋka, as flautas tradicionais do mundo e a oralidade.

 

- Exercício de respiração, sonoridade, escala, equilíbrio dos dedos, articulação (respiração diafragmática, controle da saída do ar, saltos de terças, notas longas com acabamento de queda na afinação, trinado).

 

- Acompanhamento dos exercícios da aula anterior.

 

- Canto Ancestral adaptado para Šiyótȟaŋka. 

Encontro III

-Rezo Inicial – O rio, as águas, a fluidez e o movimento da vida e dos mundos.

 

- A Šiyótȟaŋka, as flautas tradicionais do mundo e as perspectivas sobre ancestralidade.

 

- Exercício de respiração, sonoridade, escala, equilíbrio dos dedos, articulação, percepção musical (respiração diafragmática, controle da saída do ar com apoio, saltos de quartas, mordente, exercício de criatividade, pratica de percepção sonora).

 

- Canto Ancestral adaptado para Šiyótȟaŋka.

Encontro IV

- Rezo Inicial – O Coração como Semente.

 

-A Šiyótȟaŋka em diálogo com a brasilidade e os povos da floresta.

 

- Exercício de respiração, sonoridade, escala, equilíbrio dos dedos, articulação, percepção musical (Escala básica em uma respiração, controle da intensidade do sopro, saltos de quintas, slide ascendente e descendente, exercício de criatividade, pratica de percepção sonora).

 

- Acompanhamento dos exercícios da aula anterior

 

- Canto Ancestral adaptado para Šiyótȟaŋka.

Encontro V

- Rezo Inicial – Escuta como oração

 

- A Grande Orquestra da Natureza como referencia.

 

- Tira dúvidas sobre todos os exercícios do Curso.

 

- Canto ancestral adaptado para Šiyótȟaŋka.

Encontro VI - BONUS

-Aula com professore convidado(a definir).

 

-Benção das flautas.

 

-Rito de encerramento.